sábado, 25 de junho de 2016

Sobrevivendo na Dinamarca: Noite de São João

Olá pessoal,

Quem é vivo sempre aparece, especialmente quando a preguiça resolve dar uma trégua!
Eu sei que eu deveria escrever o quarto post da série "Felicidade Dinamarquesa", mas vamos deixar isso para semana que vem, já que esta semana está repleta de acontecimentos que merecem destaque, começando pela nossa querida noite de São João.
Quando eu falo em São João sinto um quentinho no coração e uma roncada no estômago. ADORO festa junina! Sou doida por canjica, vaca atolada, salsichão, bolo de fubá, milho verde, caldo de ervilha, paçoca, pé de moleque e todas as delícias que temos no Brasil nesta época. As danças típicas e as formas que nos vestimos também faz tudo ficar, além de gostoso, muito divertido!

Festa Junina com os amigos brasileiros ano passado

Você sabia que na Dinamarca eles também comemoram a noite de São João? Aqui, entretanto, não tem ninguém casando de mentirinha e nem quadrilha fugindo da chuva e da cobra. Para variar (só que não), a festa junina daqui envolve uma crença pagã sobre o solstício de verão (dia mais longo e noite mais curta do ano) que foi, posteriormente, adotada e transformada em feriado cristão.
Neste dia, os vickings acendiam fogueiras para afastar os maus espíritos e coletavam as ervas que utilizariam durante o ano. A lenda mais recente, entretanto, dizia que no solstício de verão todas as bruxas viajavam para Brocken, o cume mais alto das montanhas ao norte da Alemanha, e lá se reuniam. Os dinamarqueses então, passaram a utilizar as fogueiras para mantê-las afastadas. Hoje em dia, ainda se acendem fogueiras em lagos, rios e praias por toda a Dinamarca, mas agora eles queimam uma bruxa de pano em memória ao período de caça às bruxas na Europa. Apesar da intenção ser a de lembrar das milhares de pessoas que foram queimadas vivas na Europa (mil só na Dinamarca), ela foi sendo esquecida com o passar dos tempos. Agora, a "queima da bruxa na noite de São João" é um evento divertido e que envolve muita comilança, música e bebidas, o que faz tudo parecer um pouco macabro, na minha humilde opinião.


Retirada de http://www.b.dk/kultur

Retirada de http://www.gamle-dage.dk/

Retirada de http://www.visitodsherred.dk/

O dia do aniversário de São João, provavelmente, foi estabelecido no dia 24 de junho como uma tentativa da Igreja de barrar as comemorações pagãs pelo mundo. E deu certo! Apesar de ainda termos resquícios do paganismo nestas festividades (até no Brasil acendemos a fogueira na festa junina!), este feriado é conhecido aqui como "Noite de São João" ou "Sankt Hans Aften" em dinamarquês.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...