sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: Noite de Ano Novo


"Adeus, ano velho!
Feliz ano novo!
Que tudo se realize
No ano que vai nascer!
Muito dinheiro no bolso
Saúde pra dar e vender!

Para os solteiros, sorte no amor
Nenhuma esperança perdida
Para os casados, nenhuma briga
Paz e sossego na vida"

Feliz Ano Novo, queridos!! :) Dessa vez eu fiz um videozinho pra mostrar pra vocês o que é passar a virada do ano em Copenhagen. Loucura total!

Quando eu disse para o pessoal do museu que iria passar a virada nos Lagos, todos eles, sem exceção, mandaram eu comprar óculos de proteção. Eu ri, achei que era exagero e deixei pra lá. Quando fui no mercado ontem providenciar a champanhe, todos na fila estavam com os benditos óculos na mão. "Ok, o negócio é sério. Vou comprar um também". Você pode ver na foto ali em cima que eles eram de estrelinhas e que eu fiquei ridícula. Mas foi engraçado! :)
Bem... O que eu fiquei sabendo é que a tradição aqui é ouvir o discurso da rainha no início da noite (que neste ano foi falando sobre o terrorismo e desejando um ano com mais paz) e beber loucamente até seu fígado explodir. À meia noite, eles sobem em uma cadeira e pulam lá de cima, simbolizando a "entrada" no ano novo. E, é claro, tem os fogos. A relação dos dinamarqueses com os fogos é um troço meio doentio. Começa três dias antes, sem qualquer cuidado ou preocupação com a segurança própria e alheia, e aparentemente não termina nunca (já que eles ainda estão a mil e estamos quase no dia 2). Eles passam o ano sendo educados, reservados, limpos, cuidadosos e civilizados. Aí chega o Ano Novo e eles piram o cabeção. Soltam rojões no meio da rua, que ficam imundas e fedorentas. A cidade, basicamente, fede à pólvora. Mijam em qualquer lugar, avançam o sinal de trânsito e, pasmem, ABRAÇAM desconhecidos na rua (qualquer dia eu vou fazer um post sobre como cumprimentar um dinamarquês e você vai entender como é chocante vê-los abraçando pessoas aleatórias na rua). Ah... e eles saem de Robert nas fotos dos outros. Basicamente, me senti no Brasil de novo. A diferença é que eles não usam branco, mas saem de terno alinhado e gravata borboleta. No final da noite eles estão jogados na sarjeta, engravatados. É uma cena um pouco esquisita.
Enfim, foi muito engraçado e divertido ver esse outro lado dos dinamarqueses. Apesar dos fogos não serem organizados e de cada um soltar o seu, é bonito e vale bastante a pena conferir.
Isso tudo vocês podem ver no video aqui embaixo. O áudio quando eu estou falando não ficou lá essas coisas por causa do barulho dos fogos e do vento, mas espero que vocês gostem mesmo assim.

Feliz Ano Novo!!!

ps.: O post está cheio de gírias porque ainda estou afetada pela fumaça dos fogos.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...