quinta-feira, 5 de maio de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: cineminha

Oi pessoal!!!!!

Quase que o post não sai hoje! Aqui é feriado e, incrivelmente, o tempo estava maravilhoso! Ficou sol o dia inteiro, sem vento, e calorzinho. Eu até usei bermuda e uma blusa sem manga. Depois de ficar 8 meses aprisionada, minha perna está tão branca, mas tão branca que, se eu tivesse no Brasil, todos ficariam cegos quando o sol batesse nela... Mas como aqui o povo é ainda mais branquelo que eu, acho que os olhos são imunes à reflexos de pernas. Resumindo: passei o dia inteiro fazendo fotossíntese e fechei o dia no cinema, onde fomos assistir "Capitão América: Guerra Civil". Quase não deu tempo de escrever no blog e, pra ser sincera, eu nem tinha pensado num tema, por isso resolvi contar pra vocês como é "pegar um cineminha" aqui em Copenhagen. Fiquem tranquilos que não falarei sobre o Capitão América (Team Stark!! \o/), então este será um post completamente livre de spoilers.

A primeira coisa chocante quando você vai no cinema aqui em Copenhagen é o preço, que varia de 90 a cento e muitas coroas dinamarquesas (de 45 a muitos reais). Apesar do preço alto, nós descobrimos outro dia que, se você tiver um óculos 3D e levá-lo para assistir a um filme 3D, você paga o preço da entrada de um filme normal. Inclusive, você pode ficar com os óculos 3D que o cinema te dá e também receber desconto das próximas vezes que for assistir a um filme deste tipo (desde, obviamente, que você leve os óculos e reutilize-os).

Outra coisa legal é a lojinha da pipoca. Não sei se é assim em todos os lugares, mas na maioria dos cinemas que fui é você mesmo que pega sua pipoca (os sacos já ficam preenchidos de pipoca, dentro de uma vitrine) e seu refrigerante (que você pega diretamente da máquina). Depois é só levar no caixa e pagar! Ahhh.. as lojinhas vendem muuuuuitas guloseimas, até mesmo raspadinha!

A maioria das salas são bem pequenas se comparadas aos cinemas brasileiros. A que eu fui hoje, por exemplo, só tinha 9 fileiras. Faz sentido se a gente levar em consideração que a população aqui é bem menor que a do Brasil (a Dinamarca possui 5,6 milhões de habitantes. Só a CIDADE do Rio de Janeiro possui 6,32 milhões) e que a cultura é muito mais voltada para atividades ao ar livre ou restaurantes/cafés/bares/festas. Entretanto, mesmo não sendo a maioria, alguns cinemas possuem salas enormes.


Os primeiros 15 minutos são de propagandas, em dinamarquês, então é um tédio total pra mim. A única propaganda que eu entendi até hoje (e achei hilária, por sinal) foi uma do Cocio, que é tipo um "toddynho". Veja o vídeo dela abaixo. E quando os trailers finalmente começam, só passam 2 ou 3 e é isso aí. Como eu A-D-O-R-O ver trailer, é um pouco triste me contentar com 3.


E aí o filme começa... Vale ressaltar que, pra minha salvação, os dinamarqueses não dublam nenhum filme. É tudo na língua original e, por isso, posso assistir aos filmes em inglês. Entretanto, eles legendam os filmes em dinamarquês e meu querido cérebro não consegue entender que eu NÃO sei dinamarquês. A criatura fica tentando me fazer ler as legendas mesmo sem saber o que elas significam! Por mais que eu tente ignorar aquelas letrinhas amarelas, meus olhos descem para tentar decifrá-las. Demora entre 5 e 10 minutos para minha mente idiota se desligar das legendas e prestar atenção no áudio.

O mais impressionante de tudo é o silêncio... Ninguém grita "uhuuuul" quando apagam as luzes e nem "aêeeeeeeeee" quando o mocinho beija a mocinha. Não sei se as pessoas fazem isso em todos os cinemas do Brasil, mas em São João de Meriti era obrigatório. Prefiro o silêncio... com exceção de quando eu vi Star Wars: eu queria muito gritar quando subiram as letrinhas de abertura, mas não tinha ninguém pra me acompanhar! snif snif.

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado do post improvisado! Comentem e digam o que acharam!

Beijinhos e boa sexta feira!

3 comentários:

  1. Caca ainda não vimos. Os cinemas estavam lotados no fds passado. Te prometo dar um grito em sua homenagem quando aquilo tudo aparecer. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Gente, silêncio é a melhor coisa. Brasileiro é meio "favelado", né?! rs. Tem um shopping no Rio, em Sulacap que a compra da pipoca é assim também. ;) Legal seu blog! :)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Mas o comercial roubou a cena hahaha
    Realmente no shopping aqui perto de casa a venda de pipocas é assim. Uhull sulacap padrão dinamarquês! Rs
    E sim, nós damos gritinhos no cinema rs
    Ótimo post, ótimo blog ��

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...