sábado, 24 de setembro de 2016

Um príncipe em minha vida - muuuuitos anos depois

Olá pessoas queridas,

Hoje é sexta-feira (chega de canseira!) e pela primeira vez em bastante tempo, eu tenho a casa só pra mim! Meu querido marido saiu com os amigos e eu preferi ficar em casa curtindo a liberdade. O que eu escolhi fazer? Sair da dieta comendo chocolate e pipoca e assistir a um filme romântico brega. Parecia uma ideia perfeita até eu escanear o Netflix e perceber que eu já tinha visto todos os filmes de adolescente da lista (é impressão minha ou Hollywood parou de fazer esse tipo de filme?). Eis que encontro ele, o único, o magnífico, o queridinho dos meus 15 anos: Um príncipe em minha vida, filme de 2004 com a Julia Stiles. Pra quem não sabe, o filme conta a história de um príncipe dinamarquês playboyzinho e inconsequente que vai para uma universidade nos Estados Unidos, conhece a Julia Stiles, se apaixona, toma juízo e eles vivem felizes para sempre. Mil desculpas pelos spoilers, mas esse estilo de filme é um spoiler por si só, não é não? Mas enfim... obviamente, eu soube na hora que teria que assistir esse filme novamente, agora com outros olhos, e esse post vai contar pra vocês todas as impressões que tive desse revival.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Copenhagen vista por uma mãe brasileira

Oi pessoal!

Hoje é aniversário daquela que me botou no mundo (essa da foto ali de baixo, se você tiver curioso) e achei que seria mais do que justo dedicar a ela o post de hoje e a minha volta ao blog.



Já que a homenageada sempre me cobra textos engraçadinhos, vou deixar a melação e declarações de amor de lado e contar pra vocês frases que ouvi dela quando da sua visita aqui em Copenhagen.

"Não tá pouco frio não, tá MUITO frio" - mãe aos 20 graus

"Prefiro Skol" - mãe tomando Carlsberg

"Olha aquela desalmada de casaco, carregando um bebê de camisetinha" - mãe ao ver uma desalmada de casaco carregando um bebê de camisetinha

"Essa água quentinha saindo da torneira da cozinha é tudo de bom!" - mãe lavando a louça

"Que treco pesado! Tô com tendinite!" -  mãe lavando um prato de porcelana

"Jura que esse foi o pão mais branco que você encontrou?" - mãe tomando café da manhã

"Eu realmente não consigo parar de olhar pra essa mãe desalmada de casaco carregando um bebê de camisetinha" - mãe ao ver uma desalmada de casaco carregando um bebê de camisetinha

"Meus ossos estão doendo" - mãe aos 20 graus

"O que que é fogo alto nesse treco?" - mãe, sobre o fogão elétrico

"Agoooora sim! Delícia!" - mãe tomando Tuborg

"Carine, compra mais daquela Tangordi" - mãe, sobre Tuborg

"Tô me sentindo no calçadão de Caxias. Só que não!" - mãe tomando café na Strøget

"Tá, mas onde é a lojinha?" - mãe em todos os pontos turísticos

"Que coisa mais inútil! Onde você comprou? Eu quero!" - mãe vendo minhas tranqueiras baratinhas da Tiger

"Qual é o número da globo?" - mãe ligando a televisão

"Como assim não tem globo?" - mãe segundos após ligar a televisão

"Esse Gustavo solta muito cabelo" - mãe tentando desviar a culpa da concentração de cabelos que se formou pelo chão da casa após eu e ela estarmos debaixo do mesmo teto

"Acho que vou comprar um casaco mais quente" - mãe aos 20 graus

"Ridícula" - mãe dando sua opinião sobre a possibilidade de não morarmos no Rio quando voltarmos

"Eu não vou visitar" - mãe dando sua opinião sobre a possibilidade de não morarmos no Rio quando voltarmos

"Coitado do Gustavo" - mãe puxa saco

"Não tem uma luva pra me emprestar, não?" - mãe aos 20 graus

"Coisa mais linda que eu botei no mundo!" - mãe chamando meu irmão

"Raio de lugar maluco!" - mãe vendo a chuva depois de fazer muito sol, nublar, fazer muito sol de novo, aparecer um arco-íris, chover, sol, chuva, sol, chuva, sol....

"Não consigo terminar de beber isso. Eles não vendem Tangordi aqui?" - mãe em uma cervejaria artesanal

"Todo mundo é bonito!" - mãe sobre os dinamarqueses

"Tá de sacanagem que eu vim até aqui pra isso?" - mãe depois de descer alguns degraus (quando estava com problemas de locomoção) pra ver a estátua de Holger

"Não escreve no blog sobre essas coisas que eu falei na Dinamarca, hein?! - mãe prevendo o futuro

"Vê se volta a escrever no blog!" - mãe puxando minha orelha

Feliz aniversário, mãe!!!
Te amo!

sábado, 25 de junho de 2016

Sobrevivendo na Dinamarca: Noite de São João

Olá pessoal,

Quem é vivo sempre aparece, especialmente quando a preguiça resolve dar uma trégua!
Eu sei que eu deveria escrever o quarto post da série "Felicidade Dinamarquesa", mas vamos deixar isso para semana que vem, já que esta semana está repleta de acontecimentos que merecem destaque, começando pela nossa querida noite de São João.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Série Felicidade Dinamarquesa: Post 3 - hygge

Oi pessoal!!

O post de hoje é o terceiro e mais esperado (por mim mesma) da série que trata sobre a felicidade dinamarquesa (leia o post 1 aqui e o post 2 aqui). Eu estava doida para escrever sobre "hygge" porque essa é a palavra que resume tudo o que eu sempre gostei de fazer na vida, mas nunca soube definir. "Hygge" é um adjetivo ou substantivo dinamarquês muito difícil de se traduzir corretamente para outras línguas, como "saudade" ou "cafuné" do nosso português."Hygge" parece uma palavra simples, mas ela possui uma importância imensa na cultura dinamarquesa e está muito relacionada com o motivo das pessoas todas não se jogarem da ponte nos invernos escuros que podemos encontrar por aqui. Mas o que é "Hygge" afinal? Para tentar traduzir esta palavra intraduzível, nada melhor que exemplificar com fotos e situações... Vamos lá!

terça-feira, 31 de maio de 2016

Série Felicidade Dinamarquesa: Post 2 - Impostos

Oi pessoal,

Chegou a hora do segundo post da Série Felicidade Dinamarquesa. Aqui, vamos explorar seis pontos citados no livro "The Year of Living Danishly: Uncovering the Secrets of the World's Happiest Country" que podem explicar a felicidade dos dinamarqueses. No primeiro post falamos sobre como as pessoas aqui confiam uns nos outros, agora, vamos falar sobre impostos. Como os dinamarqueses podem ficar satisfeitos em pagar um dos impostos mais altos do mundo? A resposta para esta pergunta é: não reclame, usufrua.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Série Felicidade Dinamarquesa: Post 1 - Confiança

Há umas 2 semanas eu li um artigo em um grupo que sigo no Facebook onde o autor conta 6 dicas para uma vida mais feliz, que ele chama de "viver dinamarquesamente" (leia em inglês aqui). Como, mais uma vez, a Dinamarca foi eleita o país mais feliz do mundo, a pergunta que não quer calar é: qual é o segredo dos dinamarqueses? Nesse post, a autora sugere 6 motivos que achei que seria legal explorar com vocês. Alguns podem ser inseridos facilmente no nosso cotidiano, é só querer. Outros, carecemos da ajuda do governo de nosso país, e o primeiro passo é cobrar por medidas que nos levem até eles. Neste e nos próximos 5 posts eu te convido a colocar uma musiquinha de fundo, servir-se de sua bebida preferida e ficar zen. :) Com vocês, o primeiro segredo da felicidade: a confiança!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: Hans Christian Andersen

Oi pessoal,

O post de hoje vai falar sobre um dos mais célebres e importantes dinamarqueses: Hans Christian Andersen. "Mas eu nunca ouvi falar dessa pessoa. Não faço a menor ideia de quem ele seja". Sabe a Ariel? Sabe a Elsa? Sabe o patinho feio? Sabe o soldadinho de chumbo? Então... todos eles fazem parte de obras de Hans Christian Andersen.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: Família Real Dinamarquesa

Olá queridos leitores!

Semana passada o blog ficou abandonado às moscas e eu peço mil desculpas! A internet aqui de casa saiu do ar na terça feira, e eu tive crise de enxaqueca na quinta.. :( Maaas, estou de volta e gostaria de informar a todos que o post especial de Dia das Mães foi um sucesso! Em 1 dia ele já tinha mais visualizações do que o post da "Ida ao Médico" (veja aqui), que era até então o post mais visitado. E olha que ele tinha sido publicado há quase 2 meses! Obrigada novamente a todos que participaram! Nossas mamães merecem!

No post de hoje vamos falar sobre rainhas, princesas e príncipes. Não da Disney, mas da Dinamarca mesmo.

domingo, 8 de maio de 2016

Edição especial de dia das mães

 Olá pessoal!

Surpresa! Olha eu aqui em pleno domingo! :) Só um ser tão iluminado quanto o "ser mãe" pra me fazer publicar três vezes na mesma semana. E é sobre ele que é o post de hoje, ou melhor, sobre elas!

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: cineminha

Oi pessoal!!!!!

Quase que o post não sai hoje! Aqui é feriado e, incrivelmente, o tempo estava maravilhoso! Ficou sol o dia inteiro, sem vento, e calorzinho. Eu até usei bermuda e uma blusa sem manga. Depois de ficar 8 meses aprisionada, minha perna está tão branca, mas tão branca que, se eu tivesse no Brasil, todos ficariam cegos quando o sol batesse nela... Mas como aqui o povo é ainda mais branquelo que eu, acho que os olhos são imunes à reflexos de pernas. Resumindo: passei o dia inteiro fazendo fotossíntese e fechei o dia no cinema, onde fomos assistir "Capitão América: Guerra Civil". Quase não deu tempo de escrever no blog e, pra ser sincera, eu nem tinha pensado num tema, por isso resolvi contar pra vocês como é "pegar um cineminha" aqui em Copenhagen. Fiquem tranquilos que não falarei sobre o Capitão América (Team Stark!! \o/), então este será um post completamente livre de spoilers.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: vento

Oláaaaaaaaaaa,

No post sobre banheiros eu falei o que mais detestava em Copenhagen. Chegou a hora de contar pra vocês a segunda coisa que eu mais odeio nessa cidade (que está se tornando a primeira, já que meu banheiro agora é maneiro): o vento!

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: doces

Olá queridos leitores!

Como comecei a fazer dieta essa semana e não posso mais comer doces, vou falar sobre eles porque é o que me resta! No post de hoje vou falar sobre o amor dos dinamarqueses por alcaçuz, marzipã, doces de padaria que eles chamam de "pastries", bolo (sério, é doentio o caso deles com bolos) e lojas de doces.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: cachorros

Olá pessoal!

Quem já teve um cachorro pentelho que não parava de latir/uivar para qualquer coisa que se movesse, como uma folha seca voando, por exemplo? Eu tenho três monstrinhos desses aí no Brasil, na casa da minha mãe. A Naná (em homenagem a Naná do Peter Pan), que é um dachshund, e a Lilo e o Toddy (era pra ser Lilo e Stitch, mas minha avó não conseguia falar Stitch de jeito nenhum!), que são uma mistura de pitbull com pastor alemão. Eles ignoram tudo o que a gente manda que eles façam, latem para a própria sombra e ficam esparramados em frente ao portão impedindo a entrada/saída de qualquer pessoa. Mas o pior de tudo é a sinfonia... Aaaaaahhh, a sinfonia! Esse é nome carinhosamente atribuído pela minha família para quando os 3 cachorros começam a uivar/latir/chorar, tudo ao mesmo tempo, todos juntos. De vez em quando minha mãe me envia um áudio no whats app da sinfonia acordando ela e a vizinhança inteira às 5 da manhã. Com a experiência canina que eu tenho, imaginem vocês o quanto fiquei espantada por não ouvir nenhum latidinho de cachorro por aqui! Cheguei a pensar: Será que eles cortam as cordas vocais dos cachorros? Ou pior.. será que não existe cachorro na Dinamarca?

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: Banheiros

Oi pessoal!!!

A semana "acabou" aí no Brasil por causa do feriado de Tiradentes hoje e acabou aqui também por causa do feriado religioso de amanhã (É o "grande dia da Oração". Teoricamente todos deveriam ficar em casa rezando, mas na real vai todo mundo viajar). E eu fiquei pensando: Ainda bem que essa semana terminou! Foi tão intensa! Teve povo odiando o Bolsonaro, povo odiando Jean Wyllys, povo odiando a Dilma, povo odiando os deputados, povo odiando a Veja... E é nesse "agradável" clima de ódio que eu resolvi escrever sobre o que eu mais odeio, com todas as minhas forças, nessa Dinamarca: banheiros.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen:Sol e estações

Olá pessoas queridas!

Ahhhhh, o sol! Tão odiado por mim no Brasil, tão loucamente idolatrado na Dinamarca! Posso jurar que o sol que ilumina Copenhagen não é o mesmo que cai sobre o Rio de Janeiro. Lá ele era uma besta cruel, quente, causador das minhas enxaquecas e de odores fétidos no ônibus. Aqui ele é uma estrela ligeiramente morninha, aquecedora de corações, causadora de bom humor e felicidade. Como pode ser o mesmo? Duvido! O sol é algo que nunca damos tanta atenção no Brasil a não ser para reclamar de como está calor ou se precisamos dele durante nossas férias na praia. Aqui na Escandinávia, entretanto, ele é importantíssimo. E eu senti na pele o quanto subestimei sua importância na minha vida antes de vir para cá.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Livro: Como eu era antes de você (Jojo Moyes)


Olá povo querido,

Ontem eu terminei de ler Como eu era antes de você, da Jojo Moyes, e pensei que eu deveria dar mais atenção ao "livros" de "livros, um lugar frio e café". Ando meio relapsa com essa parte da minha vida, deixando a leitura um pouco de lado, mas vocês não imaginam o quão cansada eu fico depois do meu trabalho de peão. Chego em casa, me jogo no sofá e não tenho mais forças pra fazer nada. E é exatamente isso que eu faço: nada. É um pouco vergonhoso já que existem pessoas como a minha irmã que fazem pós doc, cuidam de gêmeos, fazem cupcakes e biscoitos decorados e ainda arrumam energia e tempo para decorarem um painel do Toy Story. Mas vamos aproveitar bastante enquanto eu posso me dar ao luxo de fazer nada, não é? :)

terça-feira, 12 de abril de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: novidade e lanchinhos

Olá leitores queridos,

O post de hoje vem com uma novidade sobre o blog e um texto sobre os lanchinhos dinamarqueses!

quinta-feira, 31 de março de 2016

Seria Caco Antibes um verdadeiro Lord Dinamarquês?

Olá pessoal!

Preparem-se, pois hoje eu vou desmistificar a maior figura das noites de domingo da minha infância: o Caco Antibes!

domingo, 13 de março de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: Ida ao médico

Olá pessoal,

O sistema de saúde aqui da Dinamarca é visto de forma diferente entre os brasileiros que eu conheço: uns adoram, outros não. A minha experiência com ele foi bastante positiva e eu achei tudo muito prático e moderno. Vamos lá!

terça-feira, 8 de março de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: Igualdade de gênero

Oi genteeeee,

Estou viva! Com vergonha por estar tanto tempo sem escrever, mas viva! Do dia 1 de janeiro pra cá eu me mudei de apartamento, comecei a trabalhar, tive muitas fotos pra editar, e iniciei um processo de reanálise do meu mestrado. O tempo ficou mais curto e o cansaço ficou maior. Agora eu chego em casa e fico jogada no sofá vendo seriado por algumas horas. :P
Enfim.. que dia melhor para voltar a escrever do que o Dia Internacional das Mulheres?! Que lugar melhor para se escrever sobre igualdade de gêneros do que o melhor país do mundo para uma mulher viver?! Sim, a Dinamarca foi eleita o melhor país para o público feminino e eu vou mostrar aqui o quanto isso é verdade!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Sobrevivendo em Copenhagen: Noite de Ano Novo


"Adeus, ano velho!
Feliz ano novo!
Que tudo se realize
No ano que vai nascer!
Muito dinheiro no bolso
Saúde pra dar e vender!

Para os solteiros, sorte no amor
Nenhuma esperança perdida
Para os casados, nenhuma briga
Paz e sossego na vida"

Feliz Ano Novo, queridos!! :) Dessa vez eu fiz um videozinho pra mostrar pra vocês o que é passar a virada do ano em Copenhagen. Loucura total!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...